sexta-feira, 24 de agosto de 2012

            Após algumas semanas com a responsabilidade de ficar, de certa forma no comando, de um blog nós chegamos a nossa ultima postagem. Para escrevermos esse ultimo post pensamos se havíamos ficado satisfeitos com o que fizemos, é claro que vendo agora mudaríamos algumas coisas e no ultimo post além de uma conclusão apresentaremos um projeto que acabamos conhecendo que ocorreu em São Paulo Grafite que se utiliza da Ilusão de Ótica para voltar a sociedade os seus olhos a lugares que eles não costumavam olhar.

             Ilusões de Ótica é tudo que engana o nosso sistema visual nos fazendo ver coisas que  não estão presentes ou nos fazendo ver de uma maneira errada, sobre a evolução da Ilusão de Ótica através dos tempos e  seu interessante uso para as arte (como os desenhos animados).  Vimos isso durante as nossas quatro postagens e acabamos nos interessando por uma lado mais particular da Ilusão, não o acadêmico como deveria, mas o artístico. Então queríamos mostrar o que nos causou tanto interesse:

         Isso foi feito já há algum tempo nas ruas de São Paulo e provavelmente apagado já que só assim a prefeitura lembrou que alguns lugares existem. "O projeto foi batizado de 6 e meia, o nome é uma referência aos ponteiros do relógio, que nesse horário, apontam juntos para baixo e o que queremos é isso que as pessoas olhem para o chão", explicou Delafuente, que grafita com seu parceiro desde a época do colégio.




 












         

quinta-feira, 9 de agosto de 2012


USO COMERCIAL E ARTÍSTICO DA ILUSÃO DE ÓTICA

         A arte das ilusões é utilizada nas campanhas publicitárias e também aplicada diretamente na confecção dos mais variados tipos de produto. Elas também são muito utilizadas por artistas de ruas, no grafite.

PROPAGANDA: 
           Na divulgação de um novo produto eles criaram um vídeo de dois minutos usando dez ilusões de óticas; ficou muito divertido.



 Grafite: 
            Artista que é artista se reinventa e é aí que entra o Grafite 3D. Com uma ilusão de ótica daquelas, os artistas pintam chão e paredes dando a impressão que o desenho é, na verdade, uma escultura ou um cenário.









             





domingo, 8 de julho de 2012



Séculos de Estudos 



   Há dezoito séculos, Ptolomeu efetuava a experiência relacionada com a Ilusão de Ótica (ele tingiu de vermelho a parte de um disco, girou-o e o disco pareceu inteiramente vermelho). Com o tempo diversas pessoas desenvolveram pequisas sobre a Ilusão de Ótica em movimento:
   * O físico árabe AlHiz: criou o "pião mágico" ele é multi-cor, com ele verificou o tempo que as imagens persistiam no fundo dos olhos - no século XI.
   * Newton: usou um disco com setores coloridos, as sete cores principais do espectro: girando ele parece branco, ou esbranquecido e a inércia ocular - no século XVII.
   * Plateau: estudou a duração da persistência visual, todas as vezes que olhamos objetos que se movem rapidamente, a duração das impressões modifica a aparência, desse estudo decorrem duas ilusões de óticas -no século XVIII.
   * O físico francês Paris: inventor do Taumatropo em 1825. Ele consistia num pedaço de cartão,  por exemplo, um pássaro e do outro lado uma gaiola, fazendo o cartão girar com ajuda de um cordão ou um arame, podia-se ver o pássaro dentro da gaiola. Outra ilusão de ótica são as páginas animadas que consistem numa seqüência de desenhos cada um feito numa folha e colocados numa certa ordem, quando folheando as páginas as imagens vão passando dando uma idéia de imagens animadas.
   * Plateau: inventor do Fenacistoscópio em 1882, que consiste em animar imagens usando um disco com uma série de imagens, e olhando-as através de uma série de fendas. Cada imagem sucessiva de um desenho é brevemente retida pelo cérebro, para ocorra a ilusão de movimento é necessário que se sucedam na razão de dez por segundo. .
   * O matemático inglês Horner: inventor do Zootrópio em 1934, ele substituiu o disco de Plateau por um cilindro com fendas e multiplicou o número de figuras obtendo com isso uma maior decomposição e reconstituição do movimento.          
   O Zootrópio é um dos métodos usado na criação de desenhos animados.

segunda-feira, 2 de julho de 2012




Ilusão de Ótica
  O termo Ilusão de Óptica vem do português europeu ou Ilusão de Ótica do português brasileiro.
  Concluímos  através  de pesquisas que ilusões é tudo que engana o nosso sistema visual nos fazendo ver coisas que  não estão presentes ou nos fazendo ver de uma maneira errada. As Ilusões surgem naturalmente na maioria das vezes, mas também podem ser criadas, imagens que causam ilusão são comuns nas artes.  


   Este vídeo abaixo reuni diversas imagens, criadas ou naturais, que causam Ilusão de Ótica.












Objetivo do Blog


Este blog é um trabalho escolar avaliado.
O blog vai apresentar informações sobre Ilusão de Ótica ou Óptica, o nosso tema escolhido, a cada postagem vamos colocar um pouco sobre o que nos vamos aprendendo através das nossas pesquisas. Esse blog tem como objetivo ampliar nossos horizontes, nos mostrar novas ferramentas e nos transmitir mais conhecimento