domingo, 8 de julho de 2012



Séculos de Estudos 



   Há dezoito séculos, Ptolomeu efetuava a experiência relacionada com a Ilusão de Ótica (ele tingiu de vermelho a parte de um disco, girou-o e o disco pareceu inteiramente vermelho). Com o tempo diversas pessoas desenvolveram pequisas sobre a Ilusão de Ótica em movimento:
   * O físico árabe AlHiz: criou o "pião mágico" ele é multi-cor, com ele verificou o tempo que as imagens persistiam no fundo dos olhos - no século XI.
   * Newton: usou um disco com setores coloridos, as sete cores principais do espectro: girando ele parece branco, ou esbranquecido e a inércia ocular - no século XVII.
   * Plateau: estudou a duração da persistência visual, todas as vezes que olhamos objetos que se movem rapidamente, a duração das impressões modifica a aparência, desse estudo decorrem duas ilusões de óticas -no século XVIII.
   * O físico francês Paris: inventor do Taumatropo em 1825. Ele consistia num pedaço de cartão,  por exemplo, um pássaro e do outro lado uma gaiola, fazendo o cartão girar com ajuda de um cordão ou um arame, podia-se ver o pássaro dentro da gaiola. Outra ilusão de ótica são as páginas animadas que consistem numa seqüência de desenhos cada um feito numa folha e colocados numa certa ordem, quando folheando as páginas as imagens vão passando dando uma idéia de imagens animadas.
   * Plateau: inventor do Fenacistoscópio em 1882, que consiste em animar imagens usando um disco com uma série de imagens, e olhando-as através de uma série de fendas. Cada imagem sucessiva de um desenho é brevemente retida pelo cérebro, para ocorra a ilusão de movimento é necessário que se sucedam na razão de dez por segundo. .
   * O matemático inglês Horner: inventor do Zootrópio em 1934, ele substituiu o disco de Plateau por um cilindro com fendas e multiplicou o número de figuras obtendo com isso uma maior decomposição e reconstituição do movimento.          
   O Zootrópio é um dos métodos usado na criação de desenhos animados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário