domingo, 8 de julho de 2012



Séculos de Estudos 



   Há dezoito séculos, Ptolomeu efetuava a experiência relacionada com a Ilusão de Ótica (ele tingiu de vermelho a parte de um disco, girou-o e o disco pareceu inteiramente vermelho). Com o tempo diversas pessoas desenvolveram pequisas sobre a Ilusão de Ótica em movimento:
   * O físico árabe AlHiz: criou o "pião mágico" ele é multi-cor, com ele verificou o tempo que as imagens persistiam no fundo dos olhos - no século XI.
   * Newton: usou um disco com setores coloridos, as sete cores principais do espectro: girando ele parece branco, ou esbranquecido e a inércia ocular - no século XVII.
   * Plateau: estudou a duração da persistência visual, todas as vezes que olhamos objetos que se movem rapidamente, a duração das impressões modifica a aparência, desse estudo decorrem duas ilusões de óticas -no século XVIII.
   * O físico francês Paris: inventor do Taumatropo em 1825. Ele consistia num pedaço de cartão,  por exemplo, um pássaro e do outro lado uma gaiola, fazendo o cartão girar com ajuda de um cordão ou um arame, podia-se ver o pássaro dentro da gaiola. Outra ilusão de ótica são as páginas animadas que consistem numa seqüência de desenhos cada um feito numa folha e colocados numa certa ordem, quando folheando as páginas as imagens vão passando dando uma idéia de imagens animadas.
   * Plateau: inventor do Fenacistoscópio em 1882, que consiste em animar imagens usando um disco com uma série de imagens, e olhando-as através de uma série de fendas. Cada imagem sucessiva de um desenho é brevemente retida pelo cérebro, para ocorra a ilusão de movimento é necessário que se sucedam na razão de dez por segundo. .
   * O matemático inglês Horner: inventor do Zootrópio em 1934, ele substituiu o disco de Plateau por um cilindro com fendas e multiplicou o número de figuras obtendo com isso uma maior decomposição e reconstituição do movimento.          
   O Zootrópio é um dos métodos usado na criação de desenhos animados.

segunda-feira, 2 de julho de 2012




Ilusão de Ótica
  O termo Ilusão de Óptica vem do português europeu ou Ilusão de Ótica do português brasileiro.
  Concluímos  através  de pesquisas que ilusões é tudo que engana o nosso sistema visual nos fazendo ver coisas que  não estão presentes ou nos fazendo ver de uma maneira errada. As Ilusões surgem naturalmente na maioria das vezes, mas também podem ser criadas, imagens que causam ilusão são comuns nas artes.  


   Este vídeo abaixo reuni diversas imagens, criadas ou naturais, que causam Ilusão de Ótica.












Objetivo do Blog


Este blog é um trabalho escolar avaliado.
O blog vai apresentar informações sobre Ilusão de Ótica ou Óptica, o nosso tema escolhido, a cada postagem vamos colocar um pouco sobre o que nos vamos aprendendo através das nossas pesquisas. Esse blog tem como objetivo ampliar nossos horizontes, nos mostrar novas ferramentas e nos transmitir mais conhecimento